É muito comum escutarmos por ai “fazemos logotipo, “fazemos logomarca” mas afinal, por que usamos 2 termos para falar da mesma coisa?
Simples, por que 1 desses termos está errado!
Sim…é isso mesmo que você leu…está ERRADO e você vai abolir logomarca do seu vocabulário a partir de agora!
Vamos ao dicionário:
Ao buscar a etimologia da palavra logo veremos que ela vem do grego e sua definição é: significado, tratado, estudo, palavra.
Já a palavra tipo é derivado do latim typus.i e significa símbolo; algo ou alguém cujas características distinguem uma classe.
E a palavra marka é germânica e é traduzida como significado
Então, se você juntar o termo logo + marca você estará falando significado significado.
Vamos imaginar isso em uma frase:
Oi, por acaso você cria um significado significado para minha marca?
Soa meio estranho né? Pois é! Então vamos combinar aqui de nunca mais falar assim.
Dizem por aí que temos a tendência de aprender melhor as coisas se for visual, então segue uma bela ilustração sobre o que acabamos de aprender:
Logotipo, você é demais!
Já que agora nós somos do time logotipo, falaremos mais sobre ele.
Este elemento gráfico nada mais é do que uma assinatura institucional, uma representação gráfica da sua marca que pode ou não ter um símbolo.
Não existem regras ou nada que seja obrigatório ter no seu logo, exceto falar o termo correto, porém é importante que essa representação exponha as melhores qualidades da sua empresa e que suas características sejam facilmente percebidas.
Transmitir valores por meio da imagem é o maior desafio que o designer tem pois é através do logo que acontece o processo de identificação entre cliente x empresa.
Por isso é muito importante que o logo seja fácil de ler e entender, único, atrativo e condizente com seu público alvo.
Contudo, o mais importante é que seu logotipo seja forte o suficiente para ser facilmente reconhecido em qualquer parte do mundo!